INFORMAÇÃO E SUAS TECNOLOGIAS

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013


7 Dicas de como avaliar um tablet

Com essas dicas você vai poder identificar o potencial do tablet, seja ele qual for à fabricante ou configurações técnicas.

Então vamos lá!

1 – Identificando a Fabricante (marca)

Infelizmente vemos cada dia que passa modelos e mais modelos de tablets surgindo no mercado como um vírus, e muitos oferecendo um milhão de recursos e aplicações por um preço irrisório, mas se você não conseguiu identificar a marca, acredite, não vale apena comprar, pois com certeza não tem boa procedência.

2 – Localizando o fabricante

Se você analisou o tablet e encontrou o fabricante, procure o contato do mesmo. Tablets assim como qualquer outro produto eletrônico, está sujeito a defeitos, e caso isso ocorra se você não tiver o contato da empresa não conseguirá cobrar garantias e nem se quer uma assistência técnica especializada. Isso pode te trazer muita dor de cabeça, principalmente por não ter garantias em assistências técnica que não seja “autorizada”.
Uma forma simples de procurar é na internet, procure pelo site do fabricante, use ferramentas de buscas como o próprio Google, uma vez no site procure pelo serviço de atendimento ao consumidor, de preferência por telefone.

3 – Quando a esmola é muita o santo desconfia!

Quando um fabricante oferece um tablet que faz um milhão de coisas, vários recursos, aplicativos, e tals… Desconfie! Principalmente se for por um preço relativamente baixo.
Tenho visto cada dia mais, empresas que vendem um tablet 1001 utilidades que na maioria é enganação. É até impressionante a cara de pau de alguns que dizem: “Vem com Word, Excel, Power Point, PDF, Mapas”, entre outros aplicativos, que na verdade são da loja de aplicativos e qualquer aparelho pode adquiri-los, nunca é exclusividade… obs.: os aplicativos que executam o Microsoft Office em sua maioria são pagos, os gratuitos não valem nada.

4 – Hardware não é tudo

O que faz a diferença em um tablet atualmente é o Sistema Operacional. De que adianta um tablet com um Processador Dual Core, e vários configurações técnicas cheia de “nhê-nhê-nhê” se o OS é Android 2.0?
Para quem não sabe o que eu estou falando, os “OS Android” abaixo da versão 3.0 são desenvolvidos paraSmartPhone (você pode conferir aqui um artigo sobre o assunto), logo todo tablet com OS Android inferior a 3.0 são como um SmartPhone gigante, e não necessitam de muita coisa pra executar os aplicativos, um processador de 1GHz com 500MB de memória já esta de bom tamanho para esses modelos.

5 – Tela resistiva ou capacitiva?

Quem já usou um iPhone ou mesmo um iPad sabe que a tela é super sensível ao toque, até parece mágica! Mas isso se dá graças a sua tela “Capacitiva” que tem uma precisão de 99%, que torna o toque mais suave e confortável, mas em compensação uma tela capacitiva tem mais que o dobro do custo de uma “Resistiva” (um dos motivos dos tablets top como iPad e Xoom serem tão caros!), tablets com tela resistivas tem um preço e durabilidade menor, então desconfie de modelos de tablet que dizem ter tela “Capacitiva (a mesma do iPad)” e estão na mesma faixa de preço de tablets de baixo custo. (veja um artigo aqui sobre diferenças de telas Capacitivas e Resisitivas)

6 – Durabilidade da bateria

Isso é importante se você não quer ficar sempre preso á uma tomada com seu tablet….
Muitos fabricantes não informam a duração da bateria, e quando informam, colocam resultados duvidosos e até enganosos, vamos a um exemplo de um tablet de 2000mAH que dizem durar 6 horas, mas esse valor pode e vai cair para 2 ou 3 se você estiver com o Wi-Fi ligado (por esse recurso consumir muita bateria), e cai ainda mais se você estiver ouvindo musica ou vendo um vídeo. Então procure saber quanto tempo de bateria ele fica ligado quando executando vídeos na internet, por exemplo, ai você vai ter uma idéia melhor da “real” duração da mesma. Na duvida tome como padrão a bateria do iPad2 que é de 6860aMH e dura em media 10 horas.

7 – Câmeras – resolução em MegaPixels

Essa é sem duvida o maior problema dos tablets atuais, muitos fabricantes (principalmente os desconhecidos), colocam suas câmeras como “Super”, com resolução de 15MP ou mais, isso faz qualquer um ficar impressionado, mas é pura enganação, para um usuário comum não é preciso mais que 3MP de resolução de câmera, no maximo 5mp (que é o caso do “iPad2” do “Motorola Xoom”), imagens com resolução muito grande somente serve para ocupar mais espaço no seu HD.

Aplicando essas dicas você vai ter condições de avaliar melhor o tablet que pretende comprar, é sempre importante lembrar que existem exceções a regras, você pode abrir mão de algum item citado acima se outros fatores contribuírem para agregar valores ao tablet.
Nunca se esqueça que um bom tablet é sempre o que atenda melhor seu “Custo X Benefício”


Nokia pode entrar para o mercado de tablets

Tablet Nokia
Para quem não espera que o mundo acabe amanhã, 21 de dezembro, muitas novidades estão previstas para o mercado de tablets e dispositivos móveis. Afinal, nada melhor do que começar o ano com um equipamento moderno e cheio de recursos.
Para o final de ano as empresas investem pesado nas ofertas de tablets e os consumidores já incluíram o dispositivo na lista dos produtos mais desejados nas compras de Natal. Mas, o que podemos esperar para o próximo ano? O que 2013 reserva para esses equipamentos e para os fãs de tecnologia e tablets?
Bom, o que pode acontecer só com o passar dos dias saberemos, mas o fato é que muitas novidades, além de novos dispositivos chegarão ao mercado em 2013. Entre as novidades, está a inclusão da Nokia no mercado de tablets. Isso mesmo, a fabricante finlandesa de produtos eletrônicos, famosa pela produção de celulares e smartphones vai ampliar os negócios e entrar para o mercado de tablets.
Se seguir a mesma tendência dos equipamentos mobile, os tablets da Nokia serão um verdadeiro sucesso. Afinal, a companhia oferece celulares e smartphones de qualidade com preços acessíveis. Talvez isso, garanta o sucesso nas vendas dos aparelhos de comunicação e também nos futuros tablets.
Os rumores de que a Nokia pretende entrar para este mercado já correm a algum tempo nos sites relacionados ao tema. Mas, recentemente, os rumores ganharam mais força e indicam a produção de umtablet com o sistema operacional da Microsoft, o Windows 8. Outras informações, divulgadas nos sites DigiTimes e SlashGear, revelam que a companhia estaria em parceria com a Qualcomm para utilizar oprocessador Snapdragon S4 no novo equipamento.
Ao que tudo indica o lançamento estaria previsto para o mês de fevereiro, durante o Mobile World Congress. Até lá, vamos aguardar ansiosos por mais novidades. Os rumores não forma confirmados pela Nokia, que apenas relevou olhar com bons olhos para esse nicho de mercado.



2012, o ano dos tablets. Retrospectiva com os tablets que dominaram o ano.

tablets
Bem sabemos que 2012 foi um ano repleto de inovação, principalmente no que tange aos tablets. Aqui, no Mundo dos Tablets, você conferiu artigos sobre lançamentos, apps e gadgets que marcaram o ano dos dispositivos móveis. Recorde um pouco de alguns dos fatos mais memoráveis envolvendo os tablets e, quem sabe, baixe aquele aplicativo que passou despercebido ao longo do ano.
samsung_galaxy_tab_2_70_
Tablets dominaram 2012, que consagrou-se como o ano dos dispositivos móveis. Assim foi com o lançamento do Galaxy Tab 2, que já vinha fazendo bonito rodando o Ice Cream Sandwich a todo vapor. Mesmo não fazendo sorriso nos consumidores da rival, Apple, O Galaxy Tab 2 atingiu bons índices de participação no mercado, estabilizando terreno e já preparando os consumidores para lançamentos posteriores.
E, se os tablets já estavam num período de renovação, mesmo tendo estreado a tão pouco tempo, a Microsoft precisava colocar as garras no mercado. Foi dessa vontade de fazer bonito que nasceu um dos melhores tablets apresentados em 2012, o Microsoft Surface. Para atrair ainda mais os olhares curiosos, a empresa resolveu estrear seu sistema operacional Windows 8 e trazê-lo de lambuja com o dispositivo móvel. Um ano de bastante movimento para a Microsoft, que não perdeu tempo e alcançou visibilidade, esgotando todo o estoque da pré-venda do tablet.
promo_split_hero
Os Applemaníacos também tiveram muitos motivos para comemorar. Com o anúncio do iPad Mini tiveram muitos que torceram o nariz, porém, renderam-se ao visual já conhecido e praticidade do pequeno tablet. Além do iPad Mini, a Apple lançou ao mercado este ano o iPad 3, com o novo e tão esperado conector, já previsto no lançamento do iPhone 5.
Google-Android-Jelly_Bean-5.0-Phone-2
Os sistemas operacionais travaram uma verdadeira guerra em 2012, que promete acirrar muito a competição no próximo ano. E, foi com o Jelly Beam que o Android se destacou de vez, tomando o merecido e doce lugar ao sol, soterrando um pouco o iOS com boas proporções de jujubas e configurações satisfatórias.
Mesmo coadjuvantes de mercado, empresas como a Lenovo, Semp Toshiba e Nokia prometem entrar forte em 2013 e, quem sabe, roubar o lugar de destaque das três mais no segmento de Tablets. Resta esperar e comemorar. Esperar por mais apps gratuitos, por mais tablets com configurações ainda mais satisfatórias e muita concorrência entre as grandes marcas, afinal, quem ganha com isso é você.