7 Dicas de como avaliar um tablet
Com essas dicas você vai poder identificar o potencial do tablet, seja ele qual for à fabricante ou configurações técnicas.
Então vamos lá!
1 – Identificando a Fabricante (marca)
Infelizmente vemos cada dia que passa modelos e mais modelos de tablets surgindo no mercado como um vírus, e muitos oferecendo um milhão de recursos e aplicações por um preço irrisório, mas se você não conseguiu identificar a marca, acredite, não vale apena comprar, pois com certeza não tem boa procedência.
2 – Localizando o fabricante
Se você analisou o tablet e encontrou o fabricante, procure o contato do mesmo. Tablets assim como qualquer outro produto eletrônico, está sujeito a defeitos, e caso isso ocorra se você não tiver o contato da empresa não conseguirá cobrar garantias e nem se quer uma assistência técnica especializada. Isso pode te trazer muita dor de cabeça, principalmente por não ter garantias em assistências técnica que não seja “autorizada”.
Uma forma simples de procurar é na internet, procure pelo site do fabricante, use ferramentas de buscas como o próprio Google, uma vez no site procure pelo serviço de atendimento ao consumidor, de preferência por telefone.
3 – Quando a esmola é muita o santo desconfia!
Quando um fabricante oferece um tablet que faz um milhão de coisas, vários recursos, aplicativos, e tals… Desconfie! Principalmente se for por um preço relativamente baixo.
Tenho visto cada dia mais, empresas que vendem um tablet 1001 utilidades que na maioria é enganação. É até impressionante a cara de pau de alguns que dizem: “Vem com Word, Excel, Power Point, PDF, Mapas”, entre outros aplicativos, que na verdade são da loja de aplicativos e qualquer aparelho pode adquiri-los, nunca é exclusividade… obs.: os aplicativos que executam o Microsoft Office em sua maioria são pagos, os gratuitos não valem nada.
4 – Hardware não é tudo
O que faz a diferença em um tablet atualmente é o Sistema Operacional. De que adianta um tablet com um Processador Dual Core, e vários configurações técnicas cheia de “nhê-nhê-nhê” se o OS é Android 2.0?
Para quem não sabe o que eu estou falando, os “OS Android” abaixo da versão 3.0 são desenvolvidos paraSmartPhone (você pode conferir aqui um artigo sobre o assunto), logo todo tablet com OS Android inferior a 3.0 são como um SmartPhone gigante, e não necessitam de muita coisa pra executar os aplicativos, um processador de 1GHz com 500MB de memória já esta de bom tamanho para esses modelos.
5 – Tela resistiva ou capacitiva?
Quem já usou um iPhone ou mesmo um iPad sabe que a tela é super sensível ao toque, até parece mágica! Mas isso se dá graças a sua tela “Capacitiva” que tem uma precisão de 99%, que torna o toque mais suave e confortável, mas em compensação uma tela capacitiva tem mais que o dobro do custo de uma “Resistiva” (um dos motivos dos tablets top como iPad e Xoom serem tão caros!), tablets com tela resistivas tem um preço e durabilidade menor, então desconfie de modelos de tablet que dizem ter tela “Capacitiva (a mesma do iPad)” e estão na mesma faixa de preço de tablets de baixo custo. (veja um artigo aqui sobre diferenças de telas Capacitivas e Resisitivas)
6 – Durabilidade da bateria
Isso é importante se você não quer ficar sempre preso á uma tomada com seu tablet….
Muitos fabricantes não informam a duração da bateria, e quando informam, colocam resultados duvidosos e até enganosos, vamos a um exemplo de um tablet de 2000mAH que dizem durar 6 horas, mas esse valor pode e vai cair para 2 ou 3 se você estiver com o Wi-Fi ligado (por esse recurso consumir muita bateria), e cai ainda mais se você estiver ouvindo musica ou vendo um vídeo. Então procure saber quanto tempo de bateria ele fica ligado quando executando vídeos na internet, por exemplo, ai você vai ter uma idéia melhor da “real” duração da mesma. Na duvida tome como padrão a bateria do iPad2 que é de 6860aMH e dura em media 10 horas.
7 – Câmeras – resolução em MegaPixels
Essa é sem duvida o maior problema dos tablets atuais, muitos fabricantes (principalmente os desconhecidos), colocam suas câmeras como “Super”, com resolução de 15MP ou mais, isso faz qualquer um ficar impressionado, mas é pura enganação, para um usuário comum não é preciso mais que 3MP de resolução de câmera, no maximo 5mp (que é o caso do “iPad2” do “Motorola Xoom”), imagens com resolução muito grande somente serve para ocupar mais espaço no seu HD.
Aplicando essas dicas você vai ter condições de avaliar melhor o tablet que pretende comprar, é sempre importante lembrar que existem exceções a regras, você pode abrir mão de algum item citado acima se outros fatores contribuírem para agregar valores ao tablet.
Nunca se esqueça que um bom tablet é sempre o que atenda melhor seu “Custo X Benefício”